Pesquisa em LivreSocial

sábado, 29 de março de 2008

MS perde a credibilidade em grandes empresas

O Corebrand faz anualmente uma pesquisa (pdf) onde são qualificadas as melhores marcas de acordo com a opinião de agentes decisórios de mercado, em diversas empresas. A MS estava em 1º lugar em 1996 cai, e consegue manter apenas o 59º lugar, no ano passado. [1]

Para entender melhor este relatório, vamos considerar que os questionados são as pessoas que são formadores de decisão nas empresas entrevistadas. A pesquisa alcançou 12000 deles. Em 1996, a MS era a marca nº 1 nesta pesquisa. Sua queda foi exagerada, e realmente deve despertar preocupação, tanto do lado dos membros da MS como do lado dos usuários.

A pesquisa se baseia em 4 critérios:

1. A familiaridade com a marca. Se a marca gozar de um certo nível de reconhecimento, então serão consideradas:
2. Reputação
3. Percepção de gerenciamento
4. Potencial de investimento

De acordo com o que se lê na ITWorld, e na aparente tradução (ou interpretação) feita na ComputerWorld, um dos motivos desta perda de rumo foi exatamente a multiforme ação da empresa em ramos variados e distintos. Meu pai sempre me lembra que "o músico dos sete instrumentos não toca nenhum que preste".

Para os usuários MS, resta observar que os maiores, que quase sempre fazem (ou determinam) tendências, estão vendo a MS e seus produtos com menor consideração que no passado. Há de ser considerado a péssima aceitação do Vista. No artigo, também é citado a excelente campanha publicitária da Apple (precisa de quicktime instalado, claro), nos EUA.

Eles ainda acham que nós, pobres tupiniquins não sabemos nem para o que serve a maçã branca. Infelizmente, não fomos nós que demos a dentada da maçã.

Notas:
[1] - Corrigido segundo sugestão do Cláudio Henrique. Obrigado.

2 comentários:

Anônimo disse...

Cada vez mais os "Profissionais" da área vão de encontro ao pensamentos da gigante Microsoft, acredito que eles (MS) tenham percebido isso e estão mudando um pouco a sua estratégia, pode observar que nos últimos meses, eles liberaram códigos dos office 2007, (docx, etc) abriram uma parte do .NET
mas é tudo estratégia! ;)

Raphael Calaça (23 Anos) disse...

É professor!!! Já estava na hora de acabar essa liderança. Viva agora os softwares livres!!! Acho que o Vista contribui de forma considerável para essa brusca queda.

Security Fix

Dicas-L: Dicas técnicas de Linux e Software Livre

 
Creative Commons License
Blog Livre e Social by Gilberto Martins is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.