Pesquisa em LivreSocial

domingo, 9 de março de 2008

Desenvolvimento: sobe e desce ?

No meiobit, tem havido excelentes discussões sobre linguagens de desenvolvimento. Para participar destas discussões, uma vez que ainda não sou desenvolvedor, tive que fuçar uns cantos.

Um site legal que achei foi o LangPop. Este site mostra gráficos que procuram refletir a popularidade de diversas linguagens, e se baseia em estatísticas de sites de busca. Ora, se algo é popular, a população fala muito sobre o assunto, e procura saber muito sobre o assunto. E na internet, procurar saber é usar Google, Yahoo, e outros.

Uma coisa interessante é que hoje, inegavelmente, a linguagem de programação mais popular é o Java. .NET tem crescido sensivelmente, mas precisa crescer muito mais, e contar com uma queda sensível do Java, para ocupar o espaço que Java hoje ocupa. Esta entrevista, da Computerworld em português, mostra isso.

Semelhante à discussão de Sistemas Operacionais, um tópico destes levanta ânimos, cada um dizendo que o seu é melhor. Mas é interessante notar que para algumas situações, uma liguagem baseada em script é mais do que suficiente, enquanto que para outras, Java seria muito indicado. E por aí vai.

O problema de desenvolvimento é que, para os que procuram trabalhar em uma empresa, é necessário se adaptar ao estilo de desenvolvimento da empresa, quando já existe, ou é necessário aprender uma linguagem para compor uma equipe de desenvolvimento. Trabalhar por conta própria dá a liberdade de desenvolver na plataforma que desejar, entretanto isso pode limitar o perfil do cliente, além de nem sempre poder garantir que este mês terá pagamento.

Além disso, uma linguagem tem um "tempo de vida". No passado, se buscava muito aprender Cobol. Depois , Cobol foi perdendo sua importância, e novas opções foram surgindo. Hoje Java inegavelmente é a força por trás do desenvolvimento. Mas por quanto tempo ? não se pode dizer. Os esforços da MS em fortificar a base do .NET é impressionante, as vezes tenho a impressão que o Java Group não liga muito para isso. É como uma mosca aborrecendo um cavalo. Por enquanto, ele pouco se incomoda com isso. Por enquanto.

Nenhum comentário:

Security Fix

Dicas-L: Dicas técnicas de Linux e Software Livre

 
Creative Commons License
Blog Livre e Social by Gilberto Martins is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.