Pesquisa em LivreSocial

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Lei reduz imposto para contratar programador

Vale a pena discutir esta novidade. Foi publicado na INFO:


“Isso prejudica quem contrata funcionários com carteira assinada, pois as empresas formadas por profissionais autônomos competem em vantagem e desigualdade ética". Vale lembrar que os profissionais em regime ‘freelance’ não recebem a totalidade de seus direitos trabalhistas.

Segundo o presidente da Brasscom, as empresas menores não inovam nem investem na produção devido ao alto custo e concorrência desleal. “As empresas que contratam por PJ, ou que usam formas não ortodoxas de pagamento, não conseguem linhas de crédito e isso restringe o crescimento destas companhias brasileiras”.

“A recepção do projeto pelo setor de TI foi muito positivo”, afirma Gil. Em informe publicitário divulgado no jornal Folha de S. Paulo do dia 04 de agosto de 2011, a Brascomm diz que era preciso corrigir o problema agudo da informalidade no setor e afirma que o plano é uma revolução no setor de software e serviços de TI.

Gil lembra que o incentivo vai além da desoneração. "Há também oportunidade de treinamento de oito milhões de pessoas em todos os níveis técnicos a custos reduzidos por meio do programa "Pronatec.  Além disso, o governo federal oferecerá 75 mil bolsas de estudo em universidades no exterior para alunos do ensino superior ao pós-doutorado por meio do programa "Ciência Sem Fronteiras".

A Brasscom acredita na criação de 750 mil vagas de emprego até 2020. "Esta meta pode ser ultrapassada pois o mercado brasileiro é grande e o país é muito bom em TI", diz Gil. Para exemplificar, o presidente da associação cita como exemplos bem sucedidos os sistemas bancários, a tecnologia usada na agricultura, em pesquisas de petróleo e também urnas eleitorais. "Especificamente no caso da urna eleitoral, não há sistema similar no mundo todo", completa.

"O mercado brasileiro cresce de 10 a 15% ao ano. A falta de profissionais e o custo da mão de obra na área de TI dificultam as exportações. Além disso, ainda temos como aliado ao problema a taxa cambial do dólar ou supervalorização do Real. Em 2010, comercializamos 2,4 bilhões de dólares na área de TI", diz Gil. Ainda segundo o presidente da Brasscom, "é uma meta pessimista porque podemos exportar muito mais”.

Nenhum comentário:

Security Fix

Dicas-L: Dicas técnicas de Linux e Software Livre

 
Creative Commons License
Blog Livre e Social by Gilberto Martins is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.