Pesquisa em LivreSocial

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Professora afirma que nenhum software é gratuito

Acabo de tomar conhecimento de algo impressionante. O texto integral está aqui e também aqui, mas vou traduzir uns trechos importantes do site.

A cena do crime
Karen (a professora) viu estudantes ao redor de um computador, e procurou saber do que se tratava. Ela viu um dos alunos com um laptop demonstrando o que o Linux podia fazer no seu laptop, e que este mesmo aluno estava DANDO cópias do Linux.

Karen confiscou os CDs e inquiriu os alunos acerca do ocorrido. Descobriu que o responsável por esta "bagunça" era Ken Starks. Em defesa do que Karen acredita ser certo, ela enviou um email para Ken.

O Crime
Karen afirma que reconhece que Starks acredita no que faz (difundir o Linux em Austin), mas não permitiria que "isto" ocorresse na sua (dela) sala de aula. Karen não sabe se isto é legal, pois "todo software é vendido" e afirma ser muito perigoso espalhar esta falsa idéia de software livre e/ou gratuito.

Quando o tempo lhe permitisse, ela faria uma pesquisa e se necessário fosse, o levaria aos tribunais, na extensão da lei.

Karen "usou" Linux
A professora diz ter "usado" (???) Linux junto com outros colegas, e que (por parecer saber do que se trata) está convencida que as afirmações de Starks se baseiam em falsidade. Da forma como está escrito, parece que ela ingeriu Linux.

Aqui, parece que ela está confundindo o Sistema Operacional com algumas experiências lisérgicas de algumas pessoas, quando na faculdade ...

Prejuízo às crianças
Karen até afirma que ter Linux instalado nos computadores seria causar atraso nas crianças. Infelizmente, ela não baseou sua afirmação...

Na visão de Karen, MS Windows funciona em virtualmente todos os computadores. Linux não seria mais que um enfeite que não contribuiria em nada para as crianças.

A Microsoft pode ajudar
Concluindo, Karen diz que a MS poderia ajudar, cedendo a Starks cópias antigas do MS Windows, o que (aí sim) daria alguma utilidade para os computadores de Starks.

Conclusão
Ken Stark lhe respondeu a altura, e além. Sua resposta pode ser lida no blog do Helios.

Fica claro que, mesmo em um país desenvolvido, em um estado que está sempre entre os cinco maiores (Texas), o desconhecimento da população sobre Linux é grande. Esta professora mostra como uma confusão pode ser causada por desinformação. Com certeza, sequer ela procurou se aprofundar mais neste assunto, mas tomada por ira diante desta "ameaça", reagiu quase que por instinto. Pelo menos foi em defesa de jovens, o que ameniza seu erro grosseiro,.

Alguns podem até discordar, pois "por qual motivo uma simples professorinha teria que se meter nesta loucura de Sistemas Operacionais ?"

Talvez seja aí que resida a resposta para nossos problemas, ou pelo menos para parte deles. Karen é responsável por formação de indivíduos, e para tanto, precisa se atualizar. É uma obrigação ética de sua profissão. Senão, ela ainda estaria ensinando que a Terra não é redonda, e que somos o centro do universo.

Na qualidade de educadores, os pais também precisam saber o que seus filhos estão fazendo e participar do processo de formação deles. Senão, as mães ainda estariam ensinando suas filhas a serem esposas-empregadas dentro de seus futuros lares, e também estariam evitando falar sobre menstruação e sexo para suas filhas, e coisas assim. Espero que pelo menos isto tenha mudado já, por aqui ...

4 comentários:

Emerson P. Gomes disse...

E eu que pensei que a falta de informação fosse só por aqui...

Marcel Ramon disse...

Se deu mal essa daí, nisso que dá querer defender com unhas e dentes uma causa da qual não se tem embasamento.

Abraço professor.

Raphael Calaça (23 Anos) disse...

Totalmente desinformada ou não? Para muitos não!!!

Unknown disse...

Vivemos hoje em mundo ainda sem total cobertura de informações pois, se tratando de SO lógico que o mais conhecido é a MS e a APPLE (que nem tanto), mais se falando em Software Livre não é possível que alguém por ae nunca ouviu falar em LINUX, pq até mesmo quem compra aqueles pcs baratinhos vendidos em supermercados, não sabe oq é LINUX mais já ouviu falar oq seja mais ou menos, então a iniciativa do aluno em divulgar foi perfeita, pq aqui no Brasil nós fazemos a Inclusão Digital através do Software Livre sem nenhum problema.

Security Fix

Dicas-L: Dicas técnicas de Linux e Software Livre

 
Creative Commons License
Blog Livre e Social by Gilberto Martins is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.