Pesquisa em LivreSocial

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Lula e suas inovações

O atual Presidente do Brasil ontem (05/12/2008) pronuncia uma palavra de duplo sentido, em meio a um discurso. Veja em O Estado de São Paulo, O Globo e Veja OnLine. Além disso há a transcrição oficial e também a gravação na íntegra.

É impressionante como este termo causou um impacto tão "chocante" no povo brasileiro. Em local algum eu conheço as "normas de relacionamento". É provável que eu não tenha encontrado tais normas de boa conduta. Mas se existem (e tenho certeza que há algo assim) elas não são obrigatórias. Com certeza recomendáveis.

Notícias
Eu dei uma olhada no news.google.com às 9:14 para procurar pelos jornais que comentaram sobre isso. Encontrei 3 notícias do jornal O GLOBO, 1 da Veja, uma da UAI, e uma de O Estado de São Paulo. Horas depois do pronunciado, apenas estes meios de comunicação se manifestaram. Às 18:30, a mesma busca retornou 5 citações da Rede Globo (Jornal O Globo e o site de notícias G1), 1 citação do site Comuniweb, 1 da Veja Online, 1 do site UAI, 1 do Estado de São Paulo.

Fazendo uma busca pelas notícias envolvendo o nome "lula" pelos jornais americanos, absolutamente nada encontrei sobre a citação do tal termo pejorativo.

Pelo visto, a mídia nacional não deu muita importância para este fato, e pela internacional nada aconteceu. E dos que se manifestaram, a Globo foi a que se destacou. A mesma Globo que está relacionada com outras ações (Paraná, Explorações, Segurança no Rio de Janeiro, Muito Além do Cidadão Kane, e outras). Eu poderia incluir o blog do Júlio Severo, que acertadamente apóia seu texto em citações externas, mas vão querer invalidar ele por basear sua justificativas em princípios Cristãos.

A Rede Globo (que também tem ações positivas mas em menor quantidade), na palavra de seus comentarista-humoristas procura trazer mais para o foco as falhas e defeitos do governo atual do que dar valor aos bons atos. Com sinceridade, eu não me recordo da Rede Globo elogiar algo correto que o governo tenha feito. Neste momento há quem leia e diga que o governo não fez nada de bom, ou que o governo apenas deu esmolas, etc. Normal, ninguém acerta todas. Mas quem estudou no CEFET antes e for conhecer o de agora, vai ver uma diferença. Conhecidos meus que trabalham lá confirmam isto. E esta ação na educação é apenas um exemplo.

Desabafo
Encontro aqui um "desabafo" de quem está insatisfeito com os atos destas organizações (Rede Globo e Editora Abril). Muito interessante, traz a memória alguns fatos que frequentemente são esquecidos. Por acaso, parecem ser os primeiros a levantar a bandeira na qual se lê sobre os atos inadequados de Lula.

É feio
Muitas pessoas estão reclamando, e nem posso tirar a razão. É "feio" um presidente usar estas expressões. É inusitado, e para muitos, inadequado. Há os que com certeza sabem o que isto quer dizer, e se assustaram com isto. Dos presentes, provavelmente todos que aplaudiram ou riram sabem o que significa esta expressão usada por atores, humoristas, comediantes, e outras pessoas, de diversas posições, que fazem parte do nosso dia a dia.

Mas eu tenho que deixar de ser igual aos fariseus (Mateus capítulo 23 verso 23 e 24) e passar a me preocupar com coisas mais crônicas e problemáticas. O site Transparência Brasil mostra detalhes sobre gastos absurdos dos nossos políticos. A segurança vai se desfazendo em diversos estados do nosso país. A Saúde Pública fica cada vez debilitada. Mas muito pouco disto desperta em nossa população este espanto todo, causado por uma expressão. Parece que isto não é "feio".

Nenhum comentário:

Security Fix

Dicas-L: Dicas técnicas de Linux e Software Livre

 
Creative Commons License
Blog Livre e Social by Gilberto Martins is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.