Pesquisa em LivreSocial

domingo, 16 de setembro de 2012

Resultado da pesquisa "padrões de adoção de Linux 2012"


A Linux Foundation, junto com Yeoman Technology Group, recentemente conduziram uma pesquisa dirigida a 1893 usuários de Linux em ambiente corporativo. A pesquisa foi direcionada para o The Linux Foundation End User Council, assim como outras companhias, organizações e agências governametais selecionadas por The Linux Foundation e Yeoman.

Este relatório mostra os resultados desta pesquisa, focando em 428 participantes que trabalham em organizações com vendas de mais de $500 milhões ou mais de 500 funcionários. Este ano, o número de participantes das maiores empresas do mundo cresceu mais de 10%, fornecendo uma visão melhor dos padrões de adoção do Linux em ambiente corporativo.

O texto acima foi minha adaptação para o português dos dois primeiros parágrafos do site http://www.linuxfoundation.org/publications/linux-foundation/linux-adoption-trends-end-user-report-2012.

Ao final do site acima, um formulário dá acesso gratuito ao relatório completo. Mas vou destacar aqui as conclusões muito importantes deste relatório, os quais podem ser lidos logo no princípio, em uma tradução livre que eu fiz:


Mesmo com as previsões de investimentos em TI muito tímidas, usuários corporativos estão acrescentando mais Linux. 8 de 10 participantes disseram que adicionaram servidores Linux nos últimos 12 meses, e planejam adicionar aindamais nos próximos 12 meses, e a mesma quantidade planejando adicionar mais Linux nos próximos 5 anos. Apenas 21.7% dos participantes planejam investir no aumento de servidores Windows durante o mesmo período de 5 anos.
Mais de 75% dos participantes expressaram preocupação com o “Big Data”, e aproximadamente 72% estão escolhendo Linux para isto. A maioria das corporações demonstram preocupação com o rápido crescimento dos dados, e Linux é claramente a plataforma de escolha para esta solução. Apenas 35.9% planejam usar Windows nesta área.
Usuários Linux observam menos impedimentos ao sucesso do systema operacional, relacionando problemas técnicos sendo 40% menos impactante em relação ao relatório do ano passado.Problemas técnicos mencionados pelos usuários Linux caíram 40%, se comparado com os 20.3% do relatório de 2010 e e 12.2% de hoje. Um número 22% menor dos pesquisados relacionam o gerenciamento como um problema, e 10% menos dizem que não há problemas que tenha impedido o sucesso do Linux
O maior projeto de desenvolvimento colaborativo ganha mais contribuições de usuários corporativos: a pesquisa deste ano aponta crescimento de quase 12% em número de contribuições em atividades da Linux Foundation, um crescimento de 8% entre os participantes que são codificadores, e 5% entre os testadores e relacionadores de bugs.
TCO, características e segurança geral aumentam os benefícios do Linux: Mais de 2/3 dos participantes da pesquisa consideram Linux mais seguro do que outros sistemas operacionais.

Acesse a página acima e baixe o relatório.


Nenhum comentário:

Security Fix

Dicas-L: Dicas técnicas de Linux e Software Livre

 
Creative Commons License
Blog Livre e Social by Gilberto Martins is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.