Pesquisa em LivreSocial

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Excelente armadilha em forma de página

Digitei www.youtube.com, e me apareceu a página abaixo:
Não tive idéia do que seria isto, mas achei muito estranho que ele fosse a resposta do YouTube. Para simplificar, isto é uma armadilha para capturar nome e telefone dos desavisados. Procurei por informações no Google e achei o site http://remembertheconsumer.com/browse-category/useful-information/youtube-2010-survey/ que mostra algo muito parecido. Na realidade, é um questionário. Mas o logo é exatamente igual ao site que me apareceu, apenas o nome é diferente. Quando eu tentei acessar o YouTube, fui redirecionado para http://special-daily-rewards.com/?sid=130906&hid=bdnhnfjfbdlfjlnfr.

Uma diferença é que nenhum questionário me foi feito, mas em poucos segundos um arquivo tentou ser "empurrado" para meu computador, com o nome YouTubePlayerSetup.exe.

Como tenho insistido em afirmar, os quase um milhão de malwares escritos são voltados para o Windows, e praticamente nenhum deles faz diferença no Linux que eu uso (creio até que em nenhum Linux isto faria diferença), aceitei baixar o arquivo, e até tentei ver as opções  de menu de contexto nele, que foram as seguintes:


Mesmo podendo executar com o Mono, simplesmente ignorei o arquivo.

A conclusão é que meu provedor, por algum motivo, deu a resposta errada quando chamei o YouTube. De qualquer jeito, se voc6e receber uma tela destas, não atenda seus muitos pedidos.

Nenhum comentário:

Security Fix

Dicas-L: Dicas técnicas de Linux e Software Livre

 
Creative Commons License
Blog Livre e Social by Gilberto Martins is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.