A notícia afirma que a NASA teria errado seus cálculos quanto à trajetória do asteróide 2005 YU55, e o mesmo se chocaria com a Lua.
De acordo com a notícia,
"Uma equipe do Instituto Soviético Rasputin poderia ser a ultima esperança de escaparmos do armaggedon. Eles irão dar um voo rasante sobre o asteroide 2005 YU55 hoje a meia noite e tentarão colocar uma bomba que mudaria sua trajetória, livrando a Lua do impacto. Assim, o bólido se chocaria em alguma parte remota do planeta, que os cientistas calculam como provavelmente sendo o Parque Dona Lindu, o local aonde haviam as antigas Torres Gémeas ou até mesmo o Congresso Nacional".O detalhe é que esta "notícia" parece ter sido primeiro anunciada no site www.diariopernambucano.com.br e aparenta ter sido importada através do conhecido "copiar-colar", já que não há diferenças aparentes dos textos.
De acordo com o link "QUEM SOMOS", o Diário Pernambucano se auto-define assim:
Na maior cidade pequena do mundo figura o Diário Pernambucano. Fique tranquilo, nós somos um site de notícias meio fake (falsas), meio reais. Falsiê talvez seja o melhor conceito. Nossas notas não são fonte de informação (não de informação usual). Não somos um site que produz mentiras. Trabalhamos com verdades incômodas e com mentiras convenientes. Quem fabrica verdades é a subserviente imprensa oficial. Acreditamos que a maneira mais fácil de se injetar uma crítica é através do humor (ou do mau humor). Mesmo assim, nem de perto somos humoristas. Logo, produzimos o verossimilhante, “o bom demais pra ser verdade”.Aparentemente, a correria em divulgar novidades pode atropelar a constatação da veracidade.
Editado em 18/09/2012 - 14:50
O texto foi modificado, alterando a fonte, que originariamente estava como "Diário de Pernambuco" para "Diário Pernambucano". Além disso, uma observação foi acrescentada: "(*O Diário Pernambucano é um site de humor que divulga notícias 'fake' - falsas)"
Apenas o final da página aparenta ter sido modificado:
A massificação dos celulares com câmera e as redes sociais parece ter deixado a mídia com menos notícias de primera mão. Me parece que a pressa em concorrer com os novos "repórteres amadores" causa este tipo de problema.
Nenhum comentário:
Postar um comentário