Pesquisa em LivreSocial

domingo, 19 de abril de 2009

MSN acessa secretamente à Microsoft

Recentemente atendi o chamado de uma pessoa amiga, para lhe ajudar com problemas em seu computador. Um equipamento razoável, Windows XP e o anti-vírus da ESET.

O MSN 2009 havia sido instalado, mas não conectava. Dei uma olhada no firewall do ESET, e ativei o mesmo para bloquear entrada e saída de qualquer pacote. Assim eu estaria podendo acompanhar as tentativas de acesso do MSN. Infelizmente não funcionou. Pensei em outras soluções, e deixei o Firewall ativado. Uma procura rápida me levou a esta página, onde pude encontrar diversas versões antigas do MSN.

Baixei a 8.5, e iniciei a remoção da versão (aparentemente) defeituosa. Para minha surpresa, o firewall barrou mais de 3 tentativas de acesso ao site do fornecedor do Software. Eu simplesmente não consegui compreender isto. Por que motivo, até para desinstalar, o software tenta fechar uma conexão com o fornecedor ? A primeira lembrança que me veio foi o exemplo do VLC, que afirma não enviar ou coletar qualquer informação, mesmo anônimamente, do sistema operacional, ou de qualquer outro software. No caso do MSN, nenhum aviso foi dado que ia ser feito algum contato com o fabricante, envio de alguma informação, etc. Absolutamente nada. Isto é revoltante.


Tendo tido esta desagradável surpresa, meneei a cabeça, respirei fundo, e prossegui. Instalei a versão anterior, e quando a fui executuar, um pop-up me avisa que tem uma versão mais nova disponível. Como eu não a queria, neguei. Neguei, e não tive mais acesso. Ou seja, você é a usar a versão mais nova, que neste caso em especial, não funcionava.

Mais uma vez fiquei tremendamente irritado. O computador pertence ao seu dono, ou seja, a quem desembolsou dinheiro para o comprar, e o fornecedor do software se acha no direito de impôr suas decisões sobre qual versão do software o usuário tem que usar.

Me irritei, procurei informações de como fazer esta versão Beta do MSN funcionar, e achei algumas modificações que deveriam ser feitas no registro. Dá até pra aceitar, pois esta é uma versão de teste. Mas minha aceitação para por aí.

Alguém sabe por que tem que ser assim com o MSN (ou talvez outros softwares) ?

Um comentário:

Anônimo disse...

bom, esse problema de conexão com versão anterior, resolvi clicando com botão direito no atalho ou executavel do msn, e aplicando o modo de compatibilidade escolhendo win2000


depois disso, conecta normal.
não sei se era disso que estava falando, mas ta ahi a minha colaboração.

Security Fix

Dicas-L: Dicas técnicas de Linux e Software Livre

 
Creative Commons License
Blog Livre e Social by Gilberto Martins is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.