Pesquisa em LivreSocial

sexta-feira, 25 de abril de 2008

Mais uma tentativa de derrubar o Software Livre

Agora foi no Rio Grande do Sul, onde são muito visíveis as ações de software livre.

A presidente da câmara dos vereadores Margarete Moraes, do PT, denuncia um ato, no mínimo, estranho, onde houve a liberação, em dezembro de 2007, de uma dispensa de licitação da EPTC para contratação, junto à Procempa, de R$ 470 mil em licenças de Windows. Ou seja, nada de concorrência.

O movimento visa substituir toda uma estrutura construída com software livre, nas escolas municipais, para o software proprietário. Até aí, não haveria problema nenhum, não fosse a falta de justificativas para tal. Um pedido de informações para tal foi enviado para a prefeitura ainda em dezembro de 2007, mas até o dia 18/04/2008 não tinha sido dado respostas.

Sem justificativas, a ação fica estranha, os custos são altos, a falta de informação dá impressão de algo feito "às escuras", e a falta de resposta complica ainda mais estas desconfianças.

Mais notícias aqui.

3 comentários:

Raphael Calaça (23 Anos) disse...

É professor, isto está cheirando a corrupção. Será que estes R$ 470 mil realmente serão só para as licenças, sei não viu, em minha opinião, seria mas proveitosa a mudança contrária, os orgãos que têm softwares proprietários deveriam mudar para os livres.

Gilberto Martins disse...

Com certeza seria mais econômico para a administração pública, e não tem cálculo de ROI ou de TCO que (se bem feito) mostre o contrário, especialmente a longo prazo.

Não se pode afirmar o que realmente está por trás disto, mas já foi feito um pedido de esclarecimento, cujo resultado até então não tenho conhecimento.

Anônimo disse...

Uma coisa me preocupa... acesso o BR-Linux.org todos os dias, e tenho acompanhado noticias de diversos lugares migrando para Software Livre, mas não adianta apenas mudar e não deixar a coisa FUNCIONAL, é o caso de vários computadores que estão vindo com Software Livre (LINUX) já peguei vários computadores com distribuições "nojentas" não a distribuição em si, mas sua configuração, o usuário senta em frente ao PC e não consegue ouvir seus arquivos MP3, porque não tem os codecs necessários instalados, esse é apenas um exemplo... qual a reação do usuário? LINUX é UMA MERDA! por isso acredito que não adianta apenas empurrar um Software Livre, mas QUE Software Livre estamos migrando e como estamos fazendo... tenho quase certeza que isso foi realmente o que aconteceu nesse caso, e tenho medo que aconteça em outros lugares e acabe estragando a idéia do BOM e BEM configurado, Software Livre!

Security Fix

Dicas-L: Dicas técnicas de Linux e Software Livre

 
Creative Commons License
Blog Livre e Social by Gilberto Martins is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.