Pesquisa em LivreSocial

quarta-feira, 23 de abril de 2008

Relatório afirma que Open Source traz prejuízo

Prejuízo para a indústria de software proprietário.

O tal relatório da Standish Group International afirma que tais fornecedores têm tido prejuízo de US$ 60 bilhões, e tece críticas ao emprego de software livre em empresas. Infelizmente, cada cópia deste documento custa US$ 1.000,00 ou seja, este documento não é para ser lido por todos. 5 anos foram empregados na confecção deste.

No BR-Linux, lemos:
O release de divulgação do trabalho diz que, embora represente apenas 6% dos trilhões de dólares destinados a TI a cada ano, o software livre provoca uma perda real de 60 bilhões de dólares no faturamento anual das companhias que produzem soluções proprietárias. A afirmação é de Jim Johnson, presidente da Standish.


Isto é interessante, pois contradiz o que se costuma dizer sobre uso do software livre no mercado, reduzindo sua parcela e participação a valores mínimos, freqüentemente baseados em números não explicados ou justificados.

Por outro lado, o resumo do relatório parece declarar que o prejuízo das empresas de software proprietário pode ser danoso para todos.
"O novo estudo do Standish Group mostra claramente a forma invasora que o Open Source Software tem sido usado na indústria de hoje. É um chocante exame de Open Source em uso comercial e de organizações governamentais", disse Timothy Chou, Ph.D., ex-presidente da Oracle OnDemand.
"O Standish Group, com sucesso, quantificou tanto o comportamento do usuário como do mercado para que possamos compreender mais plenamente aquilo que está conduzindo a tendência da TI."
Fico me perguntando se isto não seria resultado da livre escolha do usuário corporativo, e assim sendo, por quê o software proprietário não faz algo para garantir seu lugar. Até mesmo a pesquisa do Standish Group tem mostrado que a divisão do mercado tem sido cada vez maior.

Nenhum comentário:

Notícias Linux

Dicas-L: Dicas técnicas de Linux e Software Livre

Ubuntu Dicas

Security Fix

 
Creative Commons License
Blog Livre e Social by Gilberto Martins is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.