Pesquisa em LivreSocial

terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Mais uma destes técnicos ...

Recentemente, tive que visitar um amigo que teve seu computador "mexido" por um destes "profissionais". Este, havia garantido que o referido aparelho estava contaminado por um vírus.
Infelizmente, o Windows funciona de forma meio sombria para o usuário final. Mensagens nada claras são mostradas quando algum problema ocorre, e faz com que o usuário final, que definitivamente não tem que ficar mexendo nisso acabe procurando desesperado ajuda com algum destes milagreiros.

Este Roque Santeiro me parece ter aberto o gerenciador de tarefas, e mostrando os processos em execução, apontou para o danoso e maléfico virus, o "explorer.exe". Assim, bastava remover o purulento código da máquina e seu problema estaria resolvido. Entretanto, o projeto de Dr. House tecnológico afirmou, do alto do cume do seu conhecimento, que ao reiniciar a máquina, este estaria de volta. Como não havia na mão deste monge dos CDs um anti-vírus capaz de solucionar esta encrenca, a solução foi a de sempre: formatar e reinstalar o SO Windows XP.
A consequência disto é que os links dos browsers foram apagados, a estrutura de arquivos foi esquecida, e talvez até alguns arquivos do Desktop foram mandados para o limbo.

Se tem algo que me aborrece é esta horda de supostos técnicos que infestam nossas rodas de amizade, a procura de clientes (ou vítimas) dos quais arranca suas cifras para fazer um trabalho parco. Não conhecem nada, não sabem de nada, se portam como Lamas da tecnologia, são anti-éticos, derrubando, queimando e questionando o trabalho dos que ali estiveram antes, tentando assim conquistar credibilidade para si mesmos. Apenas vermes e sanguessugas.

Já falei deles em outra oportunidade, mas infelizmente não recebi nenhuma resposta aqui no blog. Gostaria de saber quanto tempo mais teremos que conviver com esta falta de bom comportamento profissional. Com já disse, eu mesmo fui assim, errado. Mas chega um momento em que você compreende a necessidade de melhorar. Pior é quando este momento acontece, e as pessoas não se dão conta disto.

4 comentários:

Anônimo disse...

Texto muito oportuno, de utilidade pública!
Há anos se discute até quando micreiros vão destruir PCs Brasil afora, sem falar que eles queimam o preço de um profissional de verdade...
Quando virá a tão esperada profissionalização dos serviços de informática no Brasil, a ponto de criar inclusive um maior respeito em relação ao trabalhador.
Abraço!

Gilberto Martins disse...

Queimam o preço, queimam a profissão, criam uma imagem completamente negativa e FALSA dos profissionais da informática.

Eu estou esperneando aqui no blog de vez em quando tentando chamar a atenção para um problema que parece que NUNCA vai ser resolvido, que é a nossa profissionalização.

Anônimo disse...

realmente, comum fato no dia-a-dia...
acho que dificilmente isso vai mudar, todos nos ja passamos (ou estamos passando) pela fase de "achar" ter o conhecimento... hj todo mundo pensa que sabe formatar uma maquina etc etc
por isso resta apenas uma coisa a fazer, buscar outra area que nao seja suporte a usuario =P (pelo menos faça a sua parte e fique com a consciencia limpa!)
muito bom o texo gilberto!

Anônimo disse...

É basicamente o mesmo problema enfrentado com os designers gráficos e os temidos "sobrinhos".
Penso neste caso, não existe uma outra alternativa viável para contornar tal infortúneo, senão selecionar seus clientes.
Não são todos que mantém a opinião quando descobrem que além da formatação (termo que se avacalhou muitos nos ultimos tempos), terão que desembolsar R$300,00 no Windows XP (caso não possuam o original, claro.) Até porque, um profissional da informática que realmente mereçe o título não anda com bolsinha de cd com SO piratas.

Security Fix

Dicas-L: Dicas técnicas de Linux e Software Livre

 
Creative Commons License
Blog Livre e Social by Gilberto Martins is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.