Pesquisa em LivreSocial

terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Mais sobre o Ubuntu 7.10

Tendo sido lançado o tão esperado Ubuntu 7.10, agora mais maduro (claro) que antes, aguardei bastante para ler os mais diversos comentários. Lendo o Noticias Linux, como faço sempre que posso, encontrei um link para uma reportagem da PC Magazine, em Português.

São ressaltados detalhes das suas novidades e características. Eu mal recebi o CD do Ubuntu original gratuitamente, desde a origem, e já vou ter que baixar uma nova versão do mesmo. Agora que o KDE 4 foi definitivamente lançado, o pessoal do KUbuntu atualizou sua ISO, que pode ser baixada aqui. Pelo visto, não pouparam recursos que alegrarão até aos mais ávidos usuários finais, que tanto se alegram com os diversos efeitos especiais que o KDE 4 promete. Até no YouTube (claro, de novo) já se pode ver o que está disponibilizado pelo novo KDE.

O Aero, que foi tão comentado antes de seu lançamento, me deu uma impressão de que seria uma tentativa da MS de recuperar o fashion que muitos dos SO baseados em Kernel Linux conseguiram a partir dos projetos Beryl/Compiz. Entretanto, sua exigência de máquina trouxe desânimo a muitos, pois é absurda se comparado com a exigência do Beryl/Compiz . Um vídeo famos do YouTube mostra a diferença.

É possível mesmo que o XP consiga efeitos semelhantes, como achei neste site, mas até pelos comentários se pode perceber que não é algo tão estrondoso. Eu mesmo achava o Enlightenment um absurdo de inovador (vejam este vídeo), quando o conheci, e não vi (pelo menos no vídeo comparativo) algo tão impactante como o resultado obtido nos SO baseados em Linux. Até mesmo uma nova distribuição (mais uma :) baseada em Debian com Enlightenment "aditivado" existe, a EliveCD.

Nenhum comentário:

Security Fix

Dicas-L: Dicas técnicas de Linux e Software Livre

 
Creative Commons License
Blog Livre e Social by Gilberto Martins is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.