Pesquisa em LivreSocial

domingo, 7 de março de 2010

Usuários simples lidando com atualizações

Já foi tempo em que se costumava dizer que Linux não foi feito para usuários simples, pois tem que lidar com complicados processos de instalação, uma quantidade enorme de atualizações, complicadas e outras coisas.

Assim, seguindo esta lógica, Windows seria muito mais fácil de usar, sendo mais indicado para os usuários finais. Entretanto, não é bem isto que tem sido visto ultimamente.

O site FudZilla mostra um artigo sobre as incessantes atualizações que um usuário Windows tem que fazer: em média uma atualização a cada 5 dias. A ComputerWorld tambem tem um artigo sobre o mesmo assunto. Estas atualizações de segurança não dizem respeito unicamente ao Windows, mas são atualizações dos softwares utilizados.

Thomas Kristensen do Secunia conclui ser muito difícil esperar que os usuários tenham tanto tempo disponível para estas atualizações, fora o fato de que são processos de atualização de diferentes fornecedores de software.

Esta conclusão foi obtida a partir do software PSI da própria Secunia. Este software relaciona qual dos softwares instalados precisam ser atualizados. É importante ressaltar que o PSI apenas examina e reporta falhas, mas não as corrige.

Sendo gratuito, o PSI pode ser baixado daqui.

Dos usuários do PSI, metade tiveram 66 ou mais programas de 22 ou mais empresas diferentes e suas máquinas. Em 2009, concluiu-se que um usuário comum teve que lidar com quase 300 vulnerabilidades, e considerando a quantidade de fornecedores de software representados em suas máquinas, foi preciso lidar com 75 correções de software ao longo do ano.

Para complicar, algumas correções causam erros. Em janeiro de 2010, uma atualização do Windows 7 causou diversos outro pequenos problemas, e como congelamentos esporádicos de telas, e até mesmo congelamento durante a inicialização do SO.

De forma irônica, em 25/02/2010 o site The Inquirer comenta que o Windows 7 já recebeu mais bandagens que uma múmia egípcia, num artigo assinado por Spencer Dalziel.

De forma comparativa, o sistema operacional Linux, em suas mais conhecidas versões (Fedora, Ubuntu, etc) conseguiu simplificar tremendamente o processo de atualização de software, se forem considerados os softwares que são instalados através de seus repositórios próprios.

2 comentários:

ALAN disse...

go with Linux forever more, because it is "the best"

Anônimo disse...

Por: Lucas
Eu tenho o windows 7 aqui no pc, e garanto que o windows é o melhor e mais bem elaborado viruz ja criado!!!
shuahsuhsuahsuahsua

Security Fix

Dicas-L: Dicas técnicas de Linux e Software Livre

 
Creative Commons License
Blog Livre e Social by Gilberto Martins is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.