Paginadores
É interessante primeiro saber sobre um paginador, pois é este recurso que está por trás da facilidade de manusear uma página MAN. Paginador (ou pager) é um software usado para mostrar uma págnia por vez, ou apenas uma linha por vez. Seu uso se torna imprescindível quando precisamos ler uma arquivo ou uma listagem muito extensa.
Para UNIX, provavelmente o paginador mais antigo é o more, criado pelo estudante Daniel Halbert, em 1978. Além de outros recursos, usa o ENTER para exibir as linhas seguintes, ESPAÇO para exibir a tela seguinte, e possuindo o suporte a busca de texto através do caracter "/", e assim o comando more se tornou muito importante para o operador UNIX.
Tempos depois, o comando less foi criado por Mark Nudelman, entre 1983 e 1985, para ser um paginador com mais recursos que o more. Fica evidente aí o jogo de palavras que dá o nome aos comandos. O less permite o uso das setas de navegação, e apresenta muito mais recurso de "navegação" no texto que seu antecessor.
Muito recentemente, John Davis, do MIT, cria o most, um paginador com ainda muito mais recursos que o less. É este paginador que usaremos neste nosso artigo.
Documentação MAN
Tenho para mim que as páginas MAN são ao mesmo tempo a melhor documentação sobre Unix, por que (em geral) são feitas pelo autor, e ao mesmo tempo é a pior documentação sobre Unix, pois dificilmente são usados exemplos, e por conta do uso abundante (quase excessivo) de terminologia técnica. Ruim para o usuário "preguiçoso", útil para o desbravador autodidata bilíngue (normalmente escritas em Inglês), já que normalmente ele precisa compreender alguns conceitos para melhor entender outros.
Como os textos das páginas MAN são extensos, é preciso usar um paginador para auxiliar na leitura. O paginador default é o pager, que é um link simbólico para algum paginador, como podemos ver a seguir:
$ whereis pagerpager: /usr/bin/pager$ file /usr/bin/pager/usr/bin/pager: symbolic link to `/etc/alternatives/pager'$ file /etc/alternatives/pager/etc/alternatives/pager: symbolic link to `/usr/bin/less'
Mesmo assim, é possível usar outro paginador, que é o que faremos com o most. Basta declarar a sua localização para o comando man através da variável de ambiente MANPAGER.
Instalação
Claro, a instalação do paginador most é muito simples, como deve ser em distribuições baseadas em Debian:
sudo aptitude install most
Configuração do MAN
Para configurar manualmente o most como paginador do man, digite a seguinte linha:
$ export MANPAGER="/usr/bin/most -s"
Entretanto, ao encerrar a sessão, esta configuração se perde. Assim, é preciso automatizar esta ação, usando os scripts de inicialização.
Se este recurso deve estar disponível para o usuário que está operando agora, podemos fazer o seguinte:
$ echo 'export MANPAGER="/usr/bin/most -s"' >> ~/.bashrc
Se este recurso deve estar disponível para todos os usuários do sistema, podemos fazer o seguinte:
$ sudo su -# echo 'export MANPAGER="/usr/bin/most -s"' >> /etc/profile# exit
A partir deste ponto, as páginas MAN estarão com seus detalhes de coloração visíveis.
Claro que sendo possível, o operador deve editar o arquivo (~/.bashrc ou /etc/profile) e acrescentar estas linhas manualmente, com comentários, etc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário