Pesquisa em LivreSocial

domingo, 2 de agosto de 2009

Hotmail no curriculum

Há um momento na vida de cada um de nós, do qual não podemos fugir: procurar emprego. Algumas vezes, este momento se torna irritantemente repetitivo. Para a área dos que trabalham em TI, existem problemas ainda piores. Estive recentemente conversando com umas pessoas que estão passando por esta fase, e caímos nesta discussão: hotmail como contato é recomendado ?

Concorrência desleal
Convenhamos: hoje todos querem trabalhar com "informática". Aliás, o que é isto? nunca ouvi ninguém falar de alguém que "trabalha com odontologia", que "trabalha com medicina", que "trabalha com agronomia". E tem até uma qualificação pior: "ele trabalha com computador". No singular, ainda por cima, o que nos limita ainda mais. Não se diz do dentista que ele "trabalha com dentes", ou que o economista "trabalha com economia".

O fato é que na prática, qualquer um pode ser concorrência. Nem esta profissão (qual o nome dela, afinal ???) está regulamentada, nem existe um mínimo para exigir de quem "trabalha com computador". Ou seja, alguém que esteja lendo agora pode acabar de ter instalado o seu Windows XP ou o seu Fedora, e se achar um "técnico de informática" (como eu detesto isso ...), pronto para encarar o mundo e ser bem sucedido.

Apresentação profissional
Ok, vá lá que seja, o tempo separará os bodes das ovelhas. Ou algum outro processo de seleção (natural ou não). De qualquer jeito, é preciso um resumo profissional, ou um curriculum. Não quero nem falar daqueles de 13 páginas de comprimento, ou dos escritos com fonte Times New Roman 28, ou daqueles que usam espaçamento óctuplo no texto, e nem do irracional retratinho 3x4 anexo com o curriculum (me abstenho de tecer qualquer comentário acerca disto).

Mas a apresentação que estou falando é fonte de questionamentos. Usar um email do domínio hotmail.com é realmente pouco profissional ?

Algumas opiniões
O autor deste blog apenas errou afirmando que o autor do outro blog que ele leu é um especialista em RH. Mas o que ambos mencionam faz algum sentido. Como poderia eu ter boa impressão de um profissional de TI que apresenta seu email de contato como pertencente ao domínio hotmail.com ?

Há alguns problemas que vejo aqui, que me fazem concordar com este pensamento:
  • MSN: Claro que outros emails podem ser usados para abertura de uma conta de MSN, mas quantas pessoas sabem disto ? Veja na sua lista de contatos e tente contar quantos não pertencem ao domínio hotmail.com. Preocupação nº 1: Este cara (o candidato) deve estar já viciado em MSN.
  • Segurança: Uma coisa que sabemos sobre o MSN é a facilidade que ele tem de facilitar a ação dos vírus (na realidade, dos worms). Preocupação nº 2: Este cara vai trazer dor de cabeça para rede....
  • Profissionalismo: o hotmail é gratuito,e por isso mesmo uma ótima opção. Mas pelos motivos acima, não é muito facilmente asociado com um profissional de TI. Há outros com imagem não tão "queimada" profissionalmente.
A princípio, não recomendo que a pessoa apresente seu hotmail como email de contato em um curriculum ou em uma entrevista. Claro, há outras opiniões. Com a palavra, os que as tiverem. Ou seja, comentem, opinem.

5 comentários:

Marcel Ramon disse...

Aqui na empresa tem um sujeito que usa hotmail e só vivia mandando mensagens massivas pros nossos e-mails corporativos. Não é questão do uso, e sim do hábito. MSN na minha opinião está mais ligado ao Messenger do que a "formalidade" do e-mail.

Abraço,

Robson Pastor Alexandre disse...

Distribuo o meu currículo com o email hotmail.com há algum tempo. Na verdade uso este email desde que aderi o uso no Messenger(o verdadeiro nome do software da MS), na época não dava pra usar outros emails. Concordo que alguns domínios podem parecer queimação para profissionais, principalmente quando se trata de um profissional de Segurança de Informação, nos demais casos, não acho que comprometa. Até porque, julgar um currículo pelo domínio do email é muito pouco. Há pessoas que usam coisas como "gostosaum_das_tapiocas@..." como email do currículo e isso sim é perigoso.


Já no caso de pessoas jurídicas, não há fuga, email gratuito é sempre queimação, não importa a credibilidade do domínio. Ou se tem um troco pra pagar um domínio e manter o email, ou parece picaretagem.

dvdanderson disse...

Caramba sempre pensei assim !!! Quando vejo um profissional de TI ( novinho ) chegar aqui com contato do hotmail dou logo uma trava rsrsr..parece coisa do meu irmão de 15 anos rsrsr

Chrisbitt disse...

Uso também o Hotmail no meu currículo desde o inicio e não vejo problemas quanto a isso... Quanto a enviar e-mails bobos e acessar ao Messenger cabe como qualquer profissão o chamado bom-senso. Não acho que um e-mail “faça” um bom ou péssimo profissional... Assim como aquela velha discussão quanto a Faculdade ser pública ou particular, mas isso já um outro assunto, rsrsr. Saudações a todos!

Gilberto Martins disse...

Aproveitando o que o Walrus disse, eu escrevi este texto para os profissionais de informática que apresentam curriculuns onde o email de contato é @hotmail.com

Não posso opinar nada acerca de outras áreas de atividade.

Concordando com o Walrus, PJs com email de contato @"email gratuito" aparentam credibilidade zero.

Essa questão remete à aparência. Para simplificar: o sujeito vai responder a uma entrevista social da empresa dos seus sonhos, com barba por fazer, telefone fora de modo silencioso, unhas compridas e não muito limpas, curriculum mei amassado e/ou com orelhas no papel , etc, etc

Security Fix

Dicas-L: Dicas técnicas de Linux e Software Livre

 
Creative Commons License
Blog Livre e Social by Gilberto Martins is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.