Pesquisa em LivreSocial

terça-feira, 25 de setembro de 2007

Microsoft e o software livre

Este assunto já aconteceu a algum tempo.
Um documento "vazou" da Microsoft, relativo a aquisição do Hotmail pela mesma. Não achei nada que provasse ou deixasse de provar sua veracidade. Mas pela leitura deste (extenso) texto, parece imparcial.

Não houve Linux no jogo. Apenas FreeBSD e Solaris (este não Free). Este documento lista vantagens do Unix e vantagens/desvantagens do Windows 2000.

Claro que a MS estava se preparando para "eat its own dogfood" (extraído do documento). Popularmente, o que mais chama a atenção neste antigo documento é:
  • MS usou Free Software por um tempo
  • MS reconheceu vantagens do *nix
Mas o que mais deveria ter saltado aos olhos de todos era que o hotmail era uma estrutura formada por FreeBSD, Solaris e Windows NT. Interoperabilidade. Infelizmente, os fanáticos do Software Livre, dos quais eu mesmo fiz parte, chegam a afirmar que isto não é possível ou mesmo não existe em Software Livre.

The register registra pontualmente as vantagens citadas no texto.

Bom, tudo isto foi passado. Agora, sai uma novidade, que ressalta ainda mais a interoperabilidade: Microsoft ainda usa FreeSoftware!!!

Lendo o Noticias Linux, encontrei uma observação interessante:
Microsoft usando linux. E neste texto, tem dois links que apontam para o Netcraft, onde podemos ver o sistema operacional usado pelo jogos.msn.com.br e o sistema operacional usado por outros servidores do domínio msn.com.br.

E daí? qual o problema de uma empresa que desenvolve software proprietário usar software livre em suas dependências? Reconheceram que por algum motivo, é interessante usar software livre. Não há motivo para alardes ou cantos de vitória dizendo que eles se curvaram ao poder do pinguim. Nos que somos hoje usuários e defensores de software livre também usamos outros sistemas operacionais. Alguns de nós aprendemos neles. Hoje, nós escolhemos mudar.

Eis aí o significado do Free: Livre, e não gratuito.

Nenhum comentário:

Security Fix

Dicas-L: Dicas técnicas de Linux e Software Livre

 
Creative Commons License
Blog Livre e Social by Gilberto Martins is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.