Pesquisa em LivreSocial

domingo, 7 de novembro de 2010

Como diferenciar cabeçalhos e rodapé no OpenOffice

Neste momento estou revisando o meu curriculum por conta de um projeto novo, e me deparei com a necessidade de diferenciar a primeira página. Nesta primeira página não pode haver cabeçalho, e no resto do documento tem que haver cabeçalho. Ou seja, quero fazer uma capa para o documento, e nesta capa não pode haver cabeçalho nem numeração de página. A solução é bem simples, e pode ser usada quantas vezes quiser ao longo do texto.

Abra o documento em questão e posicione o cursor na página em que o cabeçalho deve ser diferente. No meu caso, a diferença é não existir o cabeçalho. Abra o menu Formatar e escolha o item Estilos e formatação. No menu que vai abrir, clique em Estilos de páginas.

Note que eu criei um estilo com o nome Capa. Para criar um novo estilo de página clique com o botão direito na janela acima e escolha Novo. A caixa de diálogo a seguir será aberta.
Clique na aba Organizador. Escolha um nome para este novo estilo e o digite no campo Nome. Aqui está escrito "Sem Título", e no meu caso eu criei o estilo "Capa". No campo Próximo estilo, escolha Padrão. Seria interessante observar as outras abas para aprender um pouco mais.

Caso o seu problema seja igual ao meu (primeira página sem cabeçalho), clique na aba Cabeçalho e desmarque a opção Ativar cabeçalho. Nosso problema está resolvido, e nem é preciso seguir adiante.

Mas se você quiser um cabeçalho diferente, pode encerrar esta etapa clicando no botão OK, e continuaremos ainda mais um pouco.

Ter criado um estilo de página disponibiliza opções de cabeçalho. Assim, ative o cabeçalho nesta página abrindo o menu Inserir e escolha o item Cabeçalho. Só de posicionar o cursor neste item você pode observar que existe mais de uma opção de cabeçalho, como na imagem a seguir:
Basta escolher qual cabeçalho você quer. Atente para o seguinte:
  1. Você pode ter quantos estilos quiser;
  2. O mesmo procedimento vale para rodapé;
  3. Uma alteração em um cabeçalho do tipo Capa (criado por mim, para exemplo) se reflete em todos os cabeçalhos do mesmo tipo, ao longo do texto;
  4. Não tenho o BROffice instalado, mas acredito que não seja diferente.
Espero que seja útil para você. Se for, não esqueça de qualificar este texto logo abaixo. Até a próxima.

Um comentário:

Anônimo disse...

Прикольненькая идея, как скоро ожидается публикацию свежего материала и вообще стоит ожидать ?

Security Fix

Dicas-L: Dicas técnicas de Linux e Software Livre

 
Creative Commons License
Blog Livre e Social by Gilberto Martins is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.