Pesquisa em LivreSocial

quinta-feira, 30 de julho de 2009

VirtualBox: Cada vez mais agressivo

Entre as top buzzwords do momento, com certeza a virtualização está entre elas.

Definição
Para melhor explicar, vou tomar emprestada as definições da Wikipedia:
Ao invés de ser uma máquina real, isto é, um computador real, feito de hardware e executando um sistema operacional específico, uma máquina virtual é um computador fictício criado por um programa de simulação. Sua memória, processador e outros recursos são virtualizados. A virtualização é a interposição do software (máquina virtual) em várias camadas do sistema. É uma forma de dividir os recursos de um computador em múltiplos ambientes de execução.
Pessoalmente, uso virtualização em pesquisas minhas, onde eu não preciso reinstalar um software ou o sistema operacional inteiro.

Mercado
Existem diversos nomes no mercado, mas o líder inquestionável é o VMWare. Ainda há outros, como o Zen e o Virtualbox. Para meus propósitos pessoais, usei o VMWare durante um tempo, pois a versão server é gratuita. Experimentei (por conta própria) o VirtualBox na versão 2.x, mas tive problemas e voltei ao anterior. Mas desta vez, aparentemente o VirtualBox superou (para minhas necessidades) o VMWare. Cláudio Henrique usa frequentemente o VirtualBox em suas lutas costumeiras.

Detalhes
O tamanho do instalador é impressionantemente menor, sendo inferior a 100M contra mais de 500M do VMWare Server.
As opções de configuração oferecidas pela interface são muito simples, sendo facilmente absorvidas
O desempenho é muito maior, notadamente no tempo consumido para instalação do sistema operacional na máquina virtual.
Ambos os sistemas contemplam uma grande quantidade de sistemas operacionais.
Ambos os sistemas estão disponíveis para Linux e Windows. Virtualbox também está disponível para Mac OS e para OpenSolaris.

Uma lista bem extensa de softwares de virtualização está disponível na Wikipedia.

Webinar
Depois de tudo isso, é preciso anunciar que a Sun está tremendamente aceptiva à comunidade ao redor deste fantástico produto (IMHO). Tanto que ela acaba de anunciar um "free VirtualBox Live Webinar". Para se inscrever, acesse a página de inscrição.


Um comentário:

Anônimo disse...

Quando falamos de VrtualBox ou Vmware, temos que levar em consideração o uso a fins desses softwares no cotidiano, numa empresa, em casa e entre outros...

Enfim sabemos que a realidade de hoje nos leva aos sistemas baseados em multiusuários onde a automação e a necessidades são suprimidas por agilidade e segurança na informação.

Em termo de qualidade e usabilidade comparando o Vmware e VirtualBox vale ressaltar entre suas versões a qual você se identifica e qual é a melhor para o seu objetivo, no meu caso uso Vmware versão WEB, onde eu posso simplismente instalar num unico computador e as demais na rede só é preciso de um plugin no navegador para rodar as maquinas virtuais localizada naquele computador (com administração de acesso e permissões restrito à usuários).

Não sou usuário de VirtualBox estou aqui para pedir opinião dos demais sobre se existe ou quem já utiliza uma versão WEB do mesmo e que possa compartilhar...

Security Fix

Dicas-L: Dicas técnicas de Linux e Software Livre

 
Creative Commons License
Blog Livre e Social by Gilberto Martins is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.