Pesquisa em LivreSocial

sábado, 13 de setembro de 2008

Provado Internacionalmente o que já sabíamos

Quando comecei a me interessar por acesso rápido à Intenet, obviamente comecei a procurar informações lá fora. Achei que seria possívl encontrar um serviço lá que existisse aqui. Ou que estivesse a ponto de começar a funcionar neste nosso país.
Encontrei a DirecTV, com oferta a internet rápida. Para quem quiser ver, está no menu de serviços (services). Entretanto, aqui no Brasil, não sei por qual motivo, a DirecTV não disponibilizou este serviço.

Telemar
Lembro de ter procurado outras opções, mas o alto custo inviabilizou todas. Finalmente, optei pela Telemar (hoje, OI). Foi uma tortura, uma tristeza. Um valor absurdo por uma internet mais lenta na prática do que o prometido no papel.
O atendimento técnico ao telefone era uma tortura. E ficou muito pior depois que passaram a usar a tal atendente eletrônica, que na maioria das vezes não entende o que se fala. Procurando pela internet, achei casos de usuários que tentaram cancelar a conta, que relataram as dificuldades de uso, e um outro que se estressa com a operadora e com a atendente virtual. Neste último, aparece uma dica que vou testar assim que possível:

Dica sobre a atendente virtuaL: Diga em alto e bom tom: "Cancelar OI". Aí ela te pergunta se quis realmente dizer cancelar ou bloquear por roubo. Então você confirma: Cancelar. Aparece um atendente "de carne e osso" rapidinho.
Mas não apenas isso, também a qualidade deste serviço passa a ser ainda menos considerável, se você confrontar com o custo. Passei agora no site do Velox e achei os preços absurdos, como 169,90 para 1 Mega. Confira os outros preços na imagem.

GVT

Insatisfeito, comecei a procurar alternativas, e encontrei a sulista GVT. Lendo no site deles, achei preços que me deixaram COMPLETAMENTE em dúvida de estar lendo um site de uma empresa que estivesse no mesmo país que eu. A velocidade de valor mais próximo ao oferecido pela Telemar (agora Oi) é de 5M, ou seja, R$ 50,00 mais barato com 4M a mais do que a oferta da Telemar. Eu não consigo imaginar qual o motivo desta disparidade toda.


Como se pode ler no site, há um limite de 60Gb, que deve ser de download. Imaginei que isto seria um grande empecilho, pois estamos toda hora baixando imagens inteiras de sistemas operacionais, como o Ubuntu, Kurumin, FreeBSD, e outros, incluindo o próprio Windows. Mas a operadora também avisa que por tempo indeterminado, ela não está controlando a quantidade de informação acessada. Veja na figura.

Reconhecimento internacional.

Mas pelo menos, esta vergonha vai ser exposta a ridicularização internacional. Achei aqui a seguinte notícia:

Banda larga no Brasil deixa a desejar

Estudos apontam o serviço como dos piores. De 42 países pesquisados, ficamos em posição 38. E a pesquisa, solicitada pela CISCO, qualifica apenas detalhes técnicos, como velocidade. Eu, que estou morando no Brasil, vejo não apenas isso como problema, mas o questionável altíssimo preço que temos que pagar pela internet aqui.

4 comentários:

Anônimo disse...

Comprovado o que todos já sabem! Pagamos MAIS por MENOS ;)
Sempre!

Anônimo disse...

Concordo plenamente com meu amigo Gilberto. Nosso país precisa evoluir muito no quesito "acesso à internet". É isso aí Gilbeto! Belíssimo artigo.

Alípio Madeiro Neto
amadeiro@bol.com.br

Gilberto Martins disse...

O problema maior é que mesmo aqui dentro temos uma disparidade de valor cobrado, pelo (tecnicamente falando) mesmo serviço.
Estou cursando a pós graduação em redes, e ao entrar no assunto, aprendemos com nosso professor que a TELEMAR/OI (e assim também qualquer outra operadora) tem plena condição de oferecer velocidades maiores. Deduzo que o único motivo pelo qual isto não ocorre seria a (des)motivação comercial.
Muito triste isso, e temos que engolir. Desde esta privatização (na qual a Telemar foi agraciada com uma área enorme) tenho tido a impressão de que ganhamos em agilidade de entrega dos telefones, mas perdemos na qualidade dos serviços. Também, melhorar por quê, se não existe concorrência ?

Anônimo disse...

e fogo mesmo, viu que conversavamos sobre isso, imagina isso como deve ser no norte do pais, vc ja pesquisou sobre ?


abraco

Security Fix

Dicas-L: Dicas técnicas de Linux e Software Livre

 
Creative Commons License
Blog Livre e Social by Gilberto Martins is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.