Pesquisa em LivreSocial

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Retiro TODO meu apoio à Dilma

Sobre meu pensamento
Não escondo de ninguém sobre o meu apoio incondicional a continuidade do atual governo. Pode não ter sido um excelente governo, mas foi o melhor dos últimos mandatos. Arriscaria dizer que dos governos pós-militares, foi o que melhor aconteceu em termos sociais.

Mudança de Pensamento
Entretanto, recentemente tomei conhecimento de um fato que me fez estremecer. Um vídeo no youtube, uma mensagem do Pastor da Priimeira Igreja Batista de Curitiba. Para entender o motivo deste email, é preciso que você pare para acompanhar o conteúdo deste vídeo:

http://www.youtube.com/watch?v=aUcc4e-aLcA

Resposta do partido
Achei muito forte, mas mesmo assim, quem me conhece sabe como gosto de procurar a verdade destas "notícias" de internet. Interessantemente achei esta resposta ao vídeo acima:

http://www.youtube.com/watch?v=ygdt-Y8X3vg&feature=related

Sobre Bassuma
Procurando mais um pouco, achei o site do tal "afastado", e comecei a ver que as coisas não estavam tão bem como eu achava. Neste documento, Bassuma revela que realmente foi contrário à ideologia do aborto, com suas próprias palavras (ao contrário do que a liderança do PT no Paraná afirma, em vídeo mais a seguir):

http://www.bassuma.com.br/noticias/prg_not_exi.cfm?cod=38

Um resumo do PNDH-3
A coisa vai ficando ainda pior, quando leio esta noticia de O GLOBO:

http://oglobo.globo.com/pais/mat/2010/01/11/conheca-os-principais-pontos-do-programa-nacional-de-direitos-humanos-915502366.asp

Do site acima, destaco:
  • Apoio a projeto de lei que disponha sobre a união civil entre pessoas do mesmo sexo
  • Proibição da ostentação de símbolos religiosos, como crucifixo, em locais públicos (o PNDH-3 se refere a estabelecimentos públicos da União)
Minha discordância pessoal
Sou evangélico, mas não posso aceitar que a religião DE QUEM QUER QUE SEJA sofra uma imposição do governo. Impedir isto seria limitar o direito pessoal de quem quer que seja. Ou seja, adeus democracia ? Pois é o que parece.

Quanto a união civil entre pessoas do mesmo sexo, sou COMPLETAMENTE CONTRÁRIO pelo simples motivo de ser contra a vontade de Deus. Nisto, católicos e evangélicos CONCORDAM PLENAMENTE. Para deixar claro aos que tiverem suas Bíblias vejam as seguintes passagens:

  • O proceder de Sodoma e Gomorra: Genesis Capítulo 19 versos 4 e 5 : Mas, antes que se deitassem, os homens daquela cidade cercaram a casa, os homens de Sodoma, tanto os moços como os velhos, sim, todo o povo de todos os lados; e chamaram por Ló e lhe disseram: Onde estão os homens que, à noitinha, entraram em tua casa? Traze-os fora a nós para que abusemos deles. (Versão Almeida revista e atualizada)
  • Paulo orientando a igreja cristã em Roma, escreve em Romanos capítulo 1, versos 26 e 27: Por causa disso, os entregou Deus a paixões infames; porque até as mulheres mudaram o modo natural de suas relações íntimas por outro, contrário à natureza; semelhantemente, os homens também, deixando o contacto natural da mulher, se inflamaram mutuamente em sua sensualidade, cometendo torpeza, homens com homens, e recebendo, em si mesmos, a merecida punição do seu erro. (Versão Almeida revista e atualizada)
  • Paulo orientando a igreja cristão em Corinto, em sua primeira carta, capítulo 6 versos 9 e 10: Ou não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem impuros, nem idólatras, nem adúlteros, nem efeminados, nem sodomitas, nem ladrões, nem avarentos, nem bêbados, nem maldizentes, nem roubadores herdarão o reino de Deus. (Versão Almeida revista e atualizada)
  • As relações sexuais desabonadas por Deus, no livro Levítico, no capítulo 18, dos versos 6 a 24, destacando:
    • Verso 22: Com homem não te deitarás, como se fosse mulher; é abominação.
    • Verso 30: Portanto, guardareis a obrigação que tendes para comigo, não praticando nenhum dos costumes abomináveis que se praticaram antes de vós, e não vos contaminareis com eles. Eu sou o SENHOR, vosso Deus.
O material do Pr. Paschoal
Ainda assim, continuei as buscas e achei o site da Primeira Igreja Batista de Curitiba. De lá eu obtive o documento anexo docs_posicionamento.pdf, que relaciona os links que o Pr Paschoal Piragine mencionou em sua mensagem.

Destaques do PNDH-3
Baixei ainda do site do governo federal o PNDH-3 (http://portal.mj.gov.br/sedh/pndh3/index.html), do qual distaco:
  • Tenho reiterado que um momento muito importante de nosso mandato foi a realização da 1a Conferência Nacional de Gays, Lésbicas, Bissexuais, travestis e transexuais, em 2008, marco histórico na caminhada para construirmos um país sem qualquer tipo de intolerância homofóbica.
    • Não precisamos apenas de cuidados com a intolerância homofóica. Precisamos de cuidados para com TODA A POPULAÇÃO. O cidadão homossexual, como tal (cidadão) tem direitos igual a todos os outros brasileiros. Por que um tratamento especial ? Logo precisaremos de cuidados especiais para os torcedores do Corinthians ou do América-RJ (por exemplo), aos que têm preferência a viagens interestaduais de ônibus e não de avião, aos vegetarianos, entre outros. Isto por terem feito sua escolha em alguns aspectos de sua vida.
  • Apoiar projeto de lei que disponha sobre a união civil entre pessoas do mesmo sexo. (pgs 98 e 99)
  • Desenvolver mecanismos para impedir a ostentação de símbolos religiosos em estabelecimentos públicos da União. (pg 100)

Sequência de Vídeos
Deixo ainda os vídeos abaixo para complementar nosso raciocínio. É de extrema importância que estes vídeos sejam vistos, e na ordem.
Não são comentários soltos. São gravações públicas, feitas na imprensa que (ainda) é livre. Mesmo que de qualidade duvidosa, mas ainda livre. Note as partes 7 e 8, do programa do Jô

Parte 1) http://www.youtube.com/watch?v=cFlyM2TAkwU
Parte 2) http://www.youtube.com/watch?v=HhswjszBoiA&feature=related
Parte 3) http://www.youtube.com/watch?v=QzjFOuelf9o&feature=related
Parte 4) http://www.youtube.com/watch?v=9Dbf3UESQtI&feature=related
Parte 5) http://www.youtube.com/watch?v=6PTK27n0jzs&feature=channel
Parte 6) http://www.youtube.com/watch?v=WEluI-JDR18&feature=channel

Os dois vídeos a seguir são uma entrevista com Ives Gandra Martins, que entre outras coisas diz:
- "um plano que pretende reformular por inteiro a democracia brasileira"
- "é um modelo muito semelhante ao modelo venezuelano"
- "vai haver um controle/classificação [da imprensa]"
- "crianças seguirão a cartilha [...] seguindo o estilo da União Soviética, de Hitler, de Mussolini"
- "direito de propriedade [...] se o invasor invadir a propriedade, o proprietário fica sem a propriedade"

Parte 7) http://www.youtube.com/watch?v=TT4g8c8Sagg&feature=channel
Parte 8) http://www.youtube.com/watch?v=rK3ZB3h0uZA&feature=channel

Parte 9) http://www.youtube.com/watch?v=EQOco4oKAvk&feature=channel

Conclusão
Temo que, caso este PNDH-3 seja aprovado, até mesmo (quem sabe ?) a liberdade de escrever como estou escrevendo, ou ver nos sites de video como podemos ver, esta liberdade possa vir a ser destruída.

Por pelo menos estes motivos, eu retiro COMPLETAMENTE O MEU APOIO À CONTINUIDADE DESTE GOVERNO, e convido a você, que recebeu este email, a pensar se realmente é isto que nós precisamos para governar este país.

sábado, 11 de setembro de 2010

Carta contra (mais) uma carta contra Lula

Recebi um email apontando mais um texto dirigido contra o Presidente atual (Lula), que pode inclusive ser lido em tantos outros lugares que meramente repetem o que acham interessante:
Contra este texto, que é um amontoado de afirmações infundadas, quase todas baseadas em "achismos", eu peço emprestado o texto que se encontra em http://www.artigonal.com/noticias-e-sociedade-artigos/exegese-da-carta-de-gilberto-geraldo-garbi-1250422.html, QUE DEVE SER LIDO POR CADA UM QUE LEU O TEXTO ORIGINAL, lançando mão ao direito de réplica.

Deste texto que mencionei, vou ressaltar dois trechos:

Ausência de referências

O chamamento para o texto já começa tentando impor um argumento de autoridade, ou seja, ao referir-se ao autor como UM DOS MELHORES ALUNOS DE MATEMÁTICA, oriundo do ITA, que sabemos ser uma instituição de ensino de primeira qualidade, fala de honrarias que ele recebeu e de cargos de relevância que ocupou. Tudo isso querendo demonstrar que não é “qualquer um” que está falando. Contudo, com todo esse impressionante currículo, a “autoridade” do autor é totalmente inválida. Pode ser que ele possua competência nas áreas de matemática e engenharia, mas isso de forma alguma o qualifica como autoridade para discorrer sobre os acertos e erros do presidente da república. Não estamos falando de um cientista político, de um sociólogo ou de um filósofo, que são especialistas na área e o que daria mais peso ao argumento de autoridade, trata-se de um engenheiro descontente com os rumos da nação e com o chefe do executivo federal que faz juízos de valor sobre a atuação de Lula e não uma análise de fatos.

Um dos detalhes mais interessantes destes falsos manifestos que correm pela internet é a completa falta de fontes das "verdades" usadas para embasar suas idéias. Ora, se eu menciono que alguém escreveu ou disse isso ou aquilo, eu também deveria dizer onde isto está escrito ou quando foi dito, e principalmente, onde eu posso encontrar esta informação.

Para exemplificar as consequencias disto, por conta destes descuidos, atribui-se a Bíblia a referência "faz por ti e Eu (Deus ou Jesus) te ajudarei". Todas as vezes que ouvi isto me diziam "está na Bíblia":
Um texto interessante fala deste exemplo: http://jesuscristoprincipedapaz.blogspot.com/2010/01/o-que-biblia-nao-diz.html

Ora, a Bíblia é uma coleção de 66 documentos históricos. Podem me dizer em qual Livro, capítulo e versículo a mesma se encontra ? Para demonstrar, ofereço o link no qual faço a busca em toda a extensão da Bíblia pelos verbos usados (faz e ajudarei) e nada é encontrado: http://www.bibliaonline.com.br/acf/s/*/1/faz%20ajudarei

Outro detalhe interessantíssimo é que uma pessoa que escreve tão bem como o próprio Gilberto Garbi o faz (veja exemplo neste texto sobre a Telebrás) aparentemente descamba de forma terrível de seu particular estilo literário, dando a impressão que os dois textos (o que mencionei agora sobre a Telebrás e o objeto deste meu manifesto) foram escritos por pessoas diferentes.

A motivação
Por fim, não sou petista nem lulista, todavia não vou bater palmas para qualquer um que saiba ofender outrem sem reais fundamentos. Não sou defensor do governo e nem quero ser, apenas gosto de apontar as incongruências e contradições dos pretensos formadores de opinião.
É de extremo mau gosto o tom de todas estas acusações que correm contra todos neste tempo político. Nos 3 anos anteriores, muito pouco se apontou, se comparado a estas frequentes acusações de ocasião. Sou a favor do governo atual, acredito que crescemos muito em muitas áreas, afirmo que não foi um governo como everia ter sido, mas foi melhor que os que o antecederam.

Eu poderia relatar aqui grandes feitos (a meu ver) como o crescimento da Escola Técnica, a Petrobrás, o fortalecimento do poder aquisitivo, e outras. Com certeza discordarão, afirmando que ou era o mínimo, ou que se beneficiou de vitórias de governos anteriores, ou qualquer outra coisa. Tenho o direito de afirmar o que acho melhor, assim como todos gozam do mesmo direito.

O que não é direito é presumir que se têm o direito de difamar, de proferir inverdades. De se esquecer do passado não tão distante, por exemplo:
  • A fundação Mauricio Grabois relembra fatos de governos anteriores:
  • Em interessante texto sobre análise de "Crimes do Colarinho Branco" destaco:
    • Sua atuação(omissão) valeu-lhe o título de “Engavetador-Geral da República”, epíteto que infelizmente o perpetua na história (pesquisa www.google.com.br, digitando “engavetador-geral”).
    • Vide, exemplificativamente, “Fatos Caracterizadores de Corrupção Ativa e Passiva – Caso Collor/Construtora Xingo -” PC Farias, Cláudio Lemos Fonteles, Procurador-Geral da República, in Boletim dos Procuradores da República nº 20, www.anpr.org.br.
    • No Governo FHC, a única dúvida era saber se o escândalo de amanhã seria ou não maior que o de ontem e o de hoje. A corrupção, escrachado desvio(v.g., privataria das estatais, etc.), era banal, quotidiana.
    • O Dr. Geraldo Brindeiro, à frente do Parquet por 08 anos(1995/2003) não apresentou uma denúncia sequer ao STF contra o foro privilegiado(Jornal Valor Econômico, 31.03.08).
    • (Dr. Antonio Fernando de Souza) Deixou órfão Ali Babá, denunciando 40 perante o STF, entre eles, o Presidente do PT José Genuíno, o tesoureiro Delúbio Soares, Ministro Chefe da Casa Civil, Deputado Federal, ícone do PT, José Dirceu, Ministro das Comunicações Luiz Gushiken, Deputado Roberto Jefferson, publicitário Marcos Valério, etc(“Dos mensaleiros à ‘quadrilha dos 40’ – Folha de São Paulo, 04.06.06). Pela primeira vez na sua hisória, em sede de competência originária, aparelhando a apuração, o STF determinou a prisão processual de alguém. Figuras expressivas, entre elas, o renomado processualista e Des. José Eduardo Carreira Alvim(TRF/3ª), investigação que teve por objeto a corrupção em tutelas judiciais em favor da jogatina(bingos e caça-níqueis), também implicado o Min. do STJ Paulo Medina('Operação Furação').
    • Na apuração do “affair” entre a estagiária Mônica Levinski e Bill Clinton, então Presidente dos EUA, País mais poderoso do planeta, não obstante tratar-se de questão íntima – “mamou ou não mamou?! - de escassa ou nenhuma agressão à “res publicae”, o Chefe de Estado foi submetido à jurisdição de uma Juíza Federal de 1ª instância. No Brasil, onde ninguém buscaria devassar intimidades do Príncipe - devassando-se, tão somente, a devassidão com a coisa pública, consoante acenava a 1ª instância judiciária -, o final do Governo FHC, avalizado pelo conivente silêncio do nascituro Governo Lula, foi pautado pela desmesurada obsessão em repristinar o foro privilegiado a ex-agentes políticos. A Suprema Corte cancelara a Súmula nº 394 em 25.08.99(vide Informativo do STF nº 159), fundamentando, corretamente, que o foro privilegiado, tendo sua “ratio essendi” na dignidade do cargo, não na pessoa de seu titular, uma vez já não no exercício da função pública, inexistiria razão à sua manutenção a processos posteriores, não obstante que por atos pretéritos “ex officio”. O Governo FHC, acometido da “síndrome Carlos Menen” – Presidente da Argentina, preso após o mandato - mobilizou todas as forças nessa campanha.
    • À época em que, v.g., editou-se a Medida Provisória nº 2.088-35, 27.12.00, instituindo-se a esdrúxula reconvenção do réu contra o Órgão do Parquet que ousasse judicializar as improbidades, o Exmo. Min. Gilmar Mendes titulava crucial cargo de confiança/importância daquele Presidente, na prática, maestro/inspirador das estratégias jurídicas do Governo FHC, tanto que aquinhoado pelo Chefe do Executivo com nomeação à Suprema Corte. A propósito, afora seu “... notório saber jurídico ...”(art. 101, “caput”, da Constituição), o Exmo. Min. Gilmar Mendes ostenta biografia de irrepreensível fidelidade aos diversos governos dos quais titulou cargos de confiança, bastando lembrar que paladinou contra o impeachment do Presidente Fernando Collor até a undécima hora. Sabedor que o poder inadmite vácuo - “Rei morto, Rei posto”! – e que a sobrevida de seus caudatários está na razão direta do seu dinâmico fisiologismo, de inopino, o Exmo. Min. Gilmar Mendes aderiu ao PSDB, quando da era Collor, oposição ao governo que então ele defendera.
  • O Bloco Carnavalesco Clube do Samba fez algumas composições compatíveis com a época:
    • 1981: "Sem feijão eu não agüento" (Sobre a crise do cereal, quando o governo começou a importá-lo do Chile)
    • 1983: "Ai, ai, ai, como estou endividado" (Sobre a solicitação de empréstimo do governo brasileiro ao FMI),
    • 1986: "Pára de roubar que dá" (Sobre os escândalos do governo José Sarney),
    • 1987: "Cadê o boi" (Sobre o confisco de bois do governo Sarney para que favorecesse o preço, culminando apenas no favorecimento dos pecuarista e não sobre o preço),
    • 1988: "Com Seu Bigode não quero pagode" (sobre o aumento de um ano da permanência do presidente Sarney),
    • 1989: "Será que este pacote é mais um trote" (Sobre os pacotes econômicos, muito comuns nessa época),
    • 1990: "Marajá ou maracujá?" (Referente ao presidente Collor que prometia acabar com os altos salários no governo),
    • 1992: "Não tem meu pé me dói, me dá minha Calói" (Sobre os escândalos com o Ministro da Saúde, Alcenir Guerra),
    • 1993: "No esquema do PC, tem fantasma colorê" (Sobre a denúncia de Pedro Collor de Mello (irmão do então presidente) contra Paulo César Faria (Secretário de Campanha do Presidente),
    • 1994: "Bronca de verba e os Sete Anões" (Sobre o escândalo dos Anões do Orçamento),
    • 1995: "Supremo de Pizza" (Ironizando a absolvição do ex-presidente Collor pelo Supremo Tribunal Federal),
    • 1996: "No grampo da Federal, pasta rosa é maioral" (Referente ao escândalo da "Pasta Rosa" envolvendo o Senador Antônio Carlos Magalhães),
    • 1997: "Quanto vale a Vale?" (Sobre a privatização da Vale do Rio Doce),
    • 2000: "Olá, Seu Nicolau" (Sobre o Juiz Nicolau dos Santos Neto (Lalau) e o desfalque na obra do prédio do Tribunal Regional do Trabalho, em São Paulo),
  • Geraldo Alckmin e o Nossa Caixa
Para encerrar, consulte uma lista que relaciona motivos para não votar em Serra. Esta lista em http://45escandalosdejoseserra.blogspot.com/ possui links interessantes, como no caso da briga Serra x Site Flit-Paralisante, que me pareceu inacreditável:
  • flit-paralisante.blogspot.com era um blog policial mantido pelo Delegado Guerra (SP)
  • Seu blog foi retirado da internet novamente, após ordem judicial num processo movido pelo governador de São Paulo, José Serra
  • A ordem judicial pode ser lida nesta cópia
  • O site agora funciona em http://flitparalisante.wordpress.com/
  • O objetivo deste site era de tornar público o que os olhos policiais viam de errado no governo
Fica uma dúvida: este homem que CENSURA a voz de um cidadão pode realmente fazer algo útil pelo Brasil ? Se mais alguém se opuser a ele, ele vai forçar esta voz a se calar também ?

Os hábitos de engavetamento também se fizerem presentes neste governo PSDB em São Paulo: veja em http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_secao=1&id_noticia=125589.

Em tempo, no wiki da Ass. Engenheiros do ITA existe a ligação para a suposta carta que teria sido Escrita por Gilberto Garbi. Este link aponta para o blog do Edmilson Siqueira. Lá não está mais a carta, mas um aviso aos seus leitores:

Meus prezados:

A vida nem sempre é exatamente do jeito que gostaríamos que fosse. Às vezes planejamos de um jeito e acontece de outro etc. e tal. Assim, esse blog está se despedindo hoje dos leitores e colaboradores. O motivo é simples: a vida me empurrou para o exercício de algumas funções que impedem que eu tenha tempo para me dedicar, comme il faut, ao blog.

Agora, além da função que exerço como assessor parlamentar para a bancada do PSDB na Câmara, estou envolvido no projeto de um guia cultural que pretende ser o maior e melhor de Campinas e, para tanto, vai ocupar o tempo livre que tenho e que já não é grande. O projeto do guia está em fase de acertos finais. Logo em seguida, nos próximos dias, será dado o start para a produção mesmo, quando vamos ter de colocar a mão na massa para transformar em um produto viável tudo que estamos discutindo agora em reuniões mais ou menos semanais. Obviamente, a dedicação terá de aumentar e o único tempo livre que tenho é exatamente aquele que dedico ao blog.

Como esperamos ficar todos milionários (he, he) com o guia e o blog já há algum tempo não significa qualquer ganho, a escolha é mais ou menos óbvia. O “mais ou menos” fica por conta do prazer que me dá escrever sobre política, sobre música, sobre as coisas boas e ruins que vejo e vivo por aí. Mas, tenho certeza, o guia também me dará muito prazer em escrever, além do que pode ter um bom retorno ao investimento que ora fazemos.

Eu gostaria que todos soubessem que essa despedida, embora o tom não seja de tristeza, não está sendo fácil de ser escrita. Tenho o guia como um projeto importante, junto com amigos importantes e que carrega uma razoável possibilidade de sucesso. Mas já me lembro do blog com saudade e, quase com uma certeza: assim que a vida deixar ou quiser, eu volto a escrevê-lo.

Obrigado a todos pela leitura e paciência.

A suposta carta estava gentilmente hospedada em seu blog, que foi desativado para se dedicar a atividades políticas com o PSDB.

Me parece claro quem seria o candidato "mais adequado" a substituir "o pior dentre todos os presidentes que tive a infelicidade de ver comandando o Brasil em meus 65 anos de vida" (supostamente escrito por Gilberto Garbi).


Security Fix

Dicas-L: Dicas técnicas de Linux e Software Livre

 
Creative Commons License
Blog Livre e Social by Gilberto Martins is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.